Endereço PRAÇA PROFESSOR PEDRO FECCHIO, 248 - CENTRO - CEP: 87220-000
Telefone (44) 3607.1280

São Tomé inicia o outubro rosa com evento na casa da cultura

Terça-feira, 03 de outubro de 2023

Última Modificação: 11/12/2023 12:53:11 | Visualizada 52 vezes


Ouvir matéria

O mês de outubro é dedicado à prevenção e ao combate ao câncer de mama, uma das principais causas de morte entre as mulheres. Para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do autocuidado, a Secretaria de Saúde de São Tomé, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Academia da Saúde, realizou na manhã desta segunda-feira (02) um evento na Casa da Cultura.

O evento contou com a presença do prefeito Ocelio Leite, do vice-prefeito Castelo Colauto, da secretária de saúde Vera Garcia, da chefe da academia Celia Barroni, de servidores da saúde e de vários grupos da academia. Os participantes puderam assistir a peças de teatro, que abordaram de forma divertida e educativa os sintomas, os fatores de risco e os exames para o câncer de mama.

A secretária de saúde Vera Garcia destacou a importância do autocuidado e do autoexame das mamas, que podem ajudar a detectar alterações suspeitas. Ela também orientou as mulheres a procurarem a unidade de saúde caso percebam alguma anormalidade. “As vezes a gente diz ‘ah, não é nada’, mas tem que procurar a saúde”, disse.

A chefe da academia Celia Barroni ressaltou que o autocuidado envolve também outros aspectos, como alimentação saudável, atividade física, hidratação, lazer e espiritualidade. Ela afirmou que cada pessoa é responsável pela sua própria saúde e que não pode delegar essa tarefa para os outros. “O autocuidado é o fundamental”, disse.

O vice-prefeito Castelo Colauto elogiou a iniciativa da Secretaria de Saúde e da Academia da Saúde e incentivou os presentes a levarem a mensagem do Outubro Rosa para suas famílias e para a sociedade. Ele disse que é preciso fazer algo de diferente para mudar a realidade do câncer de mama no país.

O prefeito Ocelio Leite parabenizou os organizadores e os participantes do evento e disse que eles são pessoas diferenciadas, que buscam algo de bom para suas vidas. Ele disse que saber viver é muito importante e que o poder público está à disposição para apoiar as ações de prevenção e promoção da saúde. “Vocês são pessoas que realmente estão evoluindo na questão de saber viver”, disse.

A Secretaria de Saúde informou que durante o mês de outubro serão realizados exames preventivos e mamografias com agendamento prévio nas terças7:30, quartas16:30, quintas7:30 e sextas-feiras7:30, em horários variados. Além disso, serão oferecidos testes rápidos de segunda a sexta-feira em horário comercial.

 Galeria de Fotos

 Veja Também