Endereço PRAÇA PROFESSOR PEDRO FECCHIO, 248 - CENTRO - CEP: 87220-000
Telefone (44) 3607.1280

Alunos do CMEI Casa de Davi de São Tomé fazem visita à meliponário de abelhas Jataí

Segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Última Modificação: 14/02/2023 12:56:34 | Visualizada 96 vezes


Ouvir matéria

Na tarde da última sexta-feira (28), os alunos do CMEI Casa de Davi de São Tomé tiveram a oportunidade de visitar o meliponário Gorla. Meliponário é o nome dado a coleção de colmeias de abelhas sem ferrão, nesse caso específico, de abelhas Jataí. Os alunos juntamente com os professores puderam acompanhar como funciona a criação e a produção de mel dessa espécie. Durante a visita, os alunos também puderam experimentar o mel retirado das colmeia.

Para o proprietário do meliponário, Clay Gorla, “Essa parceria é muito importante, pois cria uma interação entre as crianças e a natureza.”

A criação de abelhas Jataí (Tetragonisca angustula) tem se firmado como uma boa opção aos meliponicultores. A Jataí tem algumas vantagens sobre as africanizadas ou europeias, pertencentes à família Apis. É uma abelha bastante rústica, com grande capacidade para fazer ninhos e sobreviver em diferentes ambientes, inclusive em zonas urbanas.

A Jataí utiliza os mais variados locais para nidificação, ou seja, fazer seu ninho. Isso promoveu sua adaptação, inclusive ao meio urbano, o que não ocorreu com a maioria das espécies de abelhas nativas, exclusivas nidificadoras de ocos em troncos de árvores. Visitam plantas cultivadas e fazem os ninhos em diferentes tipos de cavidades como as de tijolos, latas abandonadas, além de ocos de árvores vivas quando em ambientes mais naturais ou arborizados.

Mel

O mel da Jataí, além de saboroso e suave, é bastante procurado por suas propriedades medicinais. É usado como fortificante e anti-inflamatório, em particular dos olhos. Além do mel, a Jataí produz própolis, cera e pólen de boa qualidade. Em comparação com as abelhas com ferrão, produz menor quantidade, mas o preço de venda é bem maior: um litro desse mel pode chegar a R$100,00 reais.

É interessante lembrar que as abelhas armazenam separadamente o pólen e o mel em potes de tamanho semelhantes. Os potes de mel podem ser reconhecidos, porque são mais transparentes, enquanto os de pólen são opacos.

 Veja Também