Endereço PRAÇA PROFESSOR PEDRO FECCHIO, 248 - CENTRO - CEP: 87220-000
Telefone (44) 3607.1280

Assistência social de São Tomé promove evento alusivo ao Outubro Rosa

Segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Última Modificação: 14/02/2023 12:55:28 | Visualizada 117 vezes


Ouvir matéria

Na última sexta-feira (07), um evento foi realizado na assistência social de São Tomé. Os principais temas abordados foram principalmente com cuidados do câncer de mama e colo do útero.

“O diagnóstico da saúde não começa lá no postinho de saúde ele começa em casa, todo mês depois da menstruação na hora do banho a mulher deve tocar o seio e as axilas. Porque que tem que ser depois da menstruação? Porque durante a menstruação pode ocorrer nódulos, pode dar um monte de coisa e atrapalhar o diagnóstico.”, disse o Dr. Michel.

Ainda durante sua fala, o doutor mencionou outro ponto importante que é cuidado com a alimentação. “A gente ficou preguiçoso, queremos comprar tudo pronto e isso não pode, nós temos que adotar a regra do pare de desembrulhar as coisas e comece a descascar as coisas.”, completou ele. Também é preciso ficar atento ao xixi escuro é porque tá bebendo pouca água, cigarro pode ocasionar câncer de mama e colo do útero, e o álcool que deixa todo o corpo inflamado.

Um dado interessante é que mulheres que amamentaram por 2 anos diminuíram as chances de desencadear a doença, e não tiveram câncer de mamã, segundo o Dr. Michel. 

A chefe da secretaria de assistência social, Selfa Vilela, ressaltou a importância das reuniões durante o mês de outubro que servem para orientar e alertar as mulheres sobres os cuidados com a saúde, uma campanha conscientização.

A Secretaria de Saúde de São Tomé vai disponibilizar em sua unidade atendimento especial para as mulheres durante o mês de outubro, sendo os atendimentos de segunda a sexta-feira. Nas tardes de segunda e terça-feira e na quinta após as 17hs, será para atender mulheres que eventualmente estejam trabalhando e não consigam ir no horário comercial. Na quarta e nas sextas-feiras o atendimento começará a partir das 07 horas.

Vale ressaltar que durante este mês de campanha do Outubro Rosa está disponível mamografias para mulheres acima de 40 anos.

 Galeria de Fotos

 Veja Também