Covid-19

COVID-19

Prefeitura e Amenorte discutem criação de cooperativa agrícola

Segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Última Modificação: 18/10/2021 19:53:18 | Visualizada 116 vezes


Ouvir matéria

Lideranças regionais e produtores rurais se reuniram na sexta-feira, 15, na Casa da Cultura, em São Tomé, para discutir a criação de uma cooperativa agrícola para facilitar que os pequenos agricultores da região tenham acesso a programas governamentais de compras regulares, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Compra Direta Paraná, do Governo do Estado.

Além do apoio da Prefeitura de São Tomé e da Associação dos Municípios do Médio Noroeste (Amenorte) que organizaram o evento, a proposta de criação da associação também conta com o apoio técnico da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná)

 

O intenção de lideranças e pequenos produtores é criar uma nova cooperativa, como resultado da fusão de diversas pequenas associações de cidades vizinhas, e adesão de novos produtores rurais da região. Até o momento, 200 produtores já apresentaram interesse em participar do projeto. 

 

De acordo com o prefeito de São Tomé, Océlio Leite, e um dos entusiastas da proposta, a cooperativa deve iniciar suas atividades atuando na comercialização e incentivo principalmente de hortaliças e frutas, mas conforme a abertura de novos mercados, a organização deverá ampliar o seu portfólio para ovos, pescados, mel, e outros. De acordo com Océlio Leite, esta parceria vai facilitar que esses produtores tenham acesso a programas governamentais de compras regulares, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Compra Direta Paraná, do Governo do Estado.

“O Mercado Institucional (compras do poder Público) Federal, Estadual e Municipal, será o ponta-pé inicial para a comercialização. Temos os dados desse mercado para o ano 2021 que se aproximam a R$ 6 milhões de reais, considerando os 11 municípios da Amenorte, e apenas cerca de 400 mil reais são produzidos e entregues pelos produtores da região. O restante vem de outras regiões” explica o engenheiro agrônomo e coordenador de Projetos em Cianorte, Rafael Meier de Mattos.

O projeto já tem até uma possível sede, já que a Prefeitura de Cianorte ofereceu um espaço para processamento e distribuição dos produtos, e outras pequenas associações demonstraram interesse em compartilhar equipamentos e materiais. A nova cooperativa deve ser formalizada até p fim desse ano.

Para a prefeita de Japurá, Adriana Polizer, a constituição dessa cooperativa vai ampliar as possibilidades de comercialização dos produtos cultivados em nos município da região, em especial a agricultura familiar. Segundo ela, hoje a produção de frutas, legumes, verduras entre outros produtos ficam restritos a comercialização local. “Através da cooperativa, teremos mais variedades, quantidades e uma porta aberta para a venda dos mesmos em nível regional, inclusive com a possibilidade importante de adesão a programas do governo, como compra direta Paraná”, destacou a prefeita.

Já o presidente da Amenorte e prefeito de Tapejara, Rodrigo Pezão acredita que a cooperativa será uma importante ferramenta para o desenvolvimento da economia local. “A cooperativa vai potencializar a produção de cada município.  São Tomé tem facilidade na produção de alface e hortaliças, Tapejara é especializado em tomate. Haverá uma diversificação dos produtos, e garantia de entrega da produção”, explica o presidente da Amenorte, Rodrigo Pezão.  

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento das 08h às 11h e 30min e das 13h e 30min às 17h.

Brasão Alto Paraná

PRAÇA PROFESSOR PEDRO FECCHIO, 248

CENTRO - CEP 87220-000

SAO TOME - Paraná

Telefone

(44) 3607.1280

REDES SOCIAIS

Facebook Twitter

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 23/11/2021 12:35:57