Endereço PRAÇA PROFESSOR PEDRO FECCHIO, 248 - CENTRO - CEP: 87220-000
Telefone (44) 3607.1280

Administração de São Tomé apresenta plano de arborização

Terça-feira, 06 de julho de 2021

Última Modificação: 06/07/2021 17:38:59 | Visualizada 329 vezes


Ouvir matéria

 

A Prefeitura de São Tomé apresentou na semana passada o seu Plano Municipal de Arborização. O documento reúne uma série de diretrizes e estratégias e tem como principal objetivo auxiliar no planejamento, gestão e manejo da arborização urbana do município. 

O documento será remetido à avaliação da Procuradoria do Ministério Público do Paraná que avalia o documento, aprova e o remete para que a Câmara de Vereadores aprove o plano em plenário, para que suas diretrizes se tornem lei municipal. Não há prazo para o MP-PR avaliar o documento. 

Segundo levantamento feito pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a cidade hoje conta com cerca de cinco mil árvores no perímetro urbano, incluindo árvores adultas, mudas, tocos e unidades consideradas mortas. 

Depois de aprovado pelo MP e virar lei, a própria secretária de Agricultura, com o apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente é que terá a responsabilidade de auxiliar e fiscalizar a população sobre o plantio, manutenção, poda e corte de árvores nas vias e praças públicas de acordo com cada situação. 

Além disso, a própria pasta é quem dará os pareceres – favoráveis ou não – para o cidadão que precisar cortar ou remover as árvores dos espaços comuns, como calçadas por exemplo. De acordo com o engenheiro ambiental Rubens Sampaio, uma dos responsáveis pelo plano, o documento também prevê que somente a administração pública ou empresas credenciadas podem fazer a poda, o corte, remoção ou sacrifício de árvores de espaços públicos, salvo algumas exceções. A infração desta regra pode gerar multas.

Além da manutenção das árvores da cidade, o Plano Municipal de Arborização Urbana visa à distribuição de mudas para a população. 

Além de Rubens Sampaio, o Plano Municipal de Arborização de São Tomé foi produzido com a participação dos agrônomos Edivaldo Marques Nery e Cinthia Miyuki Yamagata, da engenheira ambiental, Vera Lucia Paulino Sampaio e do tecnólogo ambiental, Alex Aparecido Martinhão. 

Legenda
Plano Municipal de Arborização de São Tomé foi apresentado á comunidade na semana passada e agora segue para avaliação do MP-PR

 Galeria de Fotos

 Veja Também