Endereço PRAÇA PROFESSOR PEDRO FECCHIO, 248 - CENTRO - CEP: 87220-000
Telefone (44) 3607.1280

Prefeitura e vigilância sanitária realizam arrastão para capturar escorpiões

Quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Última Modificação: 28/11/2017 18:23:05 | Visualizada 3462 vezes


Ouvir matéria

 

 

Vigilância Sanitária de São Tomé, juntamente com equipes do setor de obras da prefeitura, realizaram nesta quarta-feira (20) uma operação pente fino, em diversos bairros da cidade, visando limpar e capturar escorpiões amarelos.

 

O arrastão promovido pela prefeitura visa limpar e também orientar a população sobre o perigo que o escorpião amarelo representa.

Segundo a vigilância, alguns imóveis de São Tomé contribuem para a proliferação do escorpião, principalmente aqueles que têm acúmulo de lixo e entulho, essa combinação forma o ambiente ideal para a presença do escorpião e outros insetos, como baratas, aranhas e grilos, base alimentar do escorpião.

 

                         

Mesmo com a realização do arrastão,  dificilmente se consegue eliminar o escorpião. Segundo a  Vigilância a idéia e repassar orientações sobre medidas para evitar acidentes com a espécie, e em caso de ferroada onde buscar ajuda.

Segundo dados do Ministério da Saúde,  o número de registros de picadas de escorpiões no ano de 2015, chegou ha 74,5 mil vítimas no Brasil, número que vem crescendo há cerca de 4 anos.

No Paraná já são 1.738 acidentes com escorpião só 2017, deste total  31 casos aconteceram em Jussara.

Só no mês de setembro duas crianças morreram, por picada de escorpião no noroeste, uma moradora em Maringá e outra em Cianorte.

 

Crianças com até 12 anos e pessoas com mais de 65 anos deve ter cuidado e urgência no atendimento redobrada.

 

 

O VENENO

Todo escorpião tem veneno neurotóxico, ou seja, o veneno tem ação sobre o sistema nervoso da vítima. Uma picada de escorpião costuma ser muito dolorosa, a dor é intensa no local da picada e se espalha por todo o corpo o que faz com que a vítima fique em estado de hiperestesia. O corpo todo fica muito sensível ao toque.

 

O veneno tem ação neurotrópica da peçonha sobre o bulbo – medula oblonga – que é uma região de grande importância do encéfalo. Essa região é responsável por controlar os movimentos da respiração e cardíacos bem como os movimentos peristálticos. A ação se dá especificamente sobre a região do bulbo que controla a respiração de maneira que a pessoa não consegue mais respirar.

 

 

EXTREMO CUIDADO

Escorpião amarelo é o terceira mais venenoso do mundo, então  quando lidar com essa a espécie é preciso estar informado e prevenido em caso de ter que encarar o aracnídeo.

 

O Ministério da Saúde relata que o número de registros de picadas de escorpiões no ano de 2015, chegou ha 74,5 mil vítimas no Brasil, número que vem crescendo há cerca de 4 anos.

 

EFEITOS RÁPIDOS DO VENENO

Vítimas de ataques de escorpião sentem os efeitos do veneno de imediato, que provoca fortes dores no local, tontura, suor e salivamento excessivo, náuseas e vômitos, além de insuficiência cardíaca e respiratória, com risco de morte.

 

O veneno age rápido no sistema nervoso e dependendo da quantidade e do estado imunológico da pessoa, pode levar a morte em poucas horas. As reações variam para cada tipo de organismo, mas o ataque requer providencias rápidas e urgentes, se não socorrida a tempo, a vítima pode morrer em questão de horas, principalmente, se for criança ou idoso.

 

Os escorpiões venenosos produzem um tipo único de veneno, sendo necessário o uso de um tipo apenas de soro, o "soro antiescorpiônico" uma solução injetável, providência urgente que pode salvar a vida da pessoa.

 

ESPÉCIE

São mais de 1600 espécies catalogadas, presentes em quase todo mundo. No Brasil estão cerca de 140 e apenas 4 delas são venenosas, incluindo o escorpião amarelo, considerado o terceiro mais venenoso da espécie.

 

Outra característica do inseto e a sua resistência, que pode se instalar em qualquer ambiente e ficar sem se alimentar por até um ano. Biólogos informam que os inseticidas normais não matam esse tipo de aracnídeo, necessitando de uma intervenção com inseticidas apropriados.

 

 

REPRODUÇÃO INDEPENDENTE

Umas das curiosidades da espécie, é que sob condições de calor e alimentados, eles podem se reproduzir sozinhos, num processo chamado de "partenogênese", que é a capacidade de se reproduzir a necessidade de haver um casal (macho e fêmea) um tipo de "reprodução assexuada", (sem contato com outro sexo), onde todo indivíduo adulto pode parir entre 20 e 30 filhotes.

 

Até pouco tempo acreditava-se só existirem fêmeas, porém uma descoberta recente revelou uma colônia com a "divisão de gêneros" machos e fêmeas e reprodução por meio de sexo entre os casais, no estado de Minas Gerais e na Bahia.

 

 

A PICADA

Na ponta da cauda dos escorpiões há uma espécie de espinho chamado de télson. É ali que se localizam as glândulas de veneno, e é por meio desse “espinho” que o escorpião inocula o veneno em suas vítimas.

 

Porém, é importante deixa claro que a picada só acontece em caso de defesa, quando o escorpião se sente ameaçado como, por exemplo, quando tocamos neles – mesmo que acidentalmente.

 

 

PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO

Se houver incidência de escorpiões na cidade ou bairro, o melhor é se prevenir, não deixando "esconderijos" para o animal (entulho, caixas, pilhas de telhas, tijolos, madeira, etc).

 

 Outra dica importante, é não atrair para sua casa o alimento preferido deles, as baratas, principal motivo da invasão dos bichos às residências, evitando deixar "iscas", como, pias com louças e panelas sem lavar, alem de tampar ralos, sifões, etc., eliminando as baratas estaremos evitando também, a presença deles.

 

Os escorpiões têm hábitos noturnos e costumam se esconder durante o dia em lugares escuros, como embaixo de pedras, madeiras, cascas de árvores, buracos, em meio a entulhos, entre outros.

 

Para ver  todas as fotos desta reportagem CLIQUE AQUI

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também