Endereço PRAÇA PROFESSOR PEDRO FECCHIO, 248 - CENTRO - CEP: 87220-000
Telefone (44) 3607.1280

Moradores de São Tomé aprendem a fazer artesanato em bambu e geram renda com sustentabilidade

Segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Última Modificação: 11/12/2023 12:44:07 | Visualizada 148 vezes


Ouvir matéria

A cidade de São Tomé, recebeu nos dias 6 e 7 de dezembro um curso de artesanato em bambu, promovido pela administração municipal, pela secretaria de agricultura, pelo sindicato rural de Cianorte e pelo senar. O objetivo foi capacitar os moradores da região para aproveitar o bambu, uma matéria-prima abundante e ecológica, na produção de objetos decorativos e utilitários.

O curso foi ministrado pela instrutora Cleide, que ensinou aos 12 alunos inscritos as técnicas de corte, tratamento, modelagem e acabamento do bambu. Durante as aulas, realizadas na casa da Cultura de São Tomé, os participantes aprenderam a fazer diversos itens, como porta-retratos, porta-guardanapos, porta-velas, bandejas, cestos, vasos, luminárias e até móveis.

O secretário de agricultura e um dos coordenadores do curso, Edivaldo Nery, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento local. "O artesanato em bambu é uma atividade que desperta a curiosidade e a criatividade nas pessoas que se interessaram pelo curso e que podem estar construindo pequenos utensílios a partir do bambu que é um produto acessível na região. Além de ser uma forma de preservar o meio ambiente, o artesanato em bambu também pode gerar renda extra para as famílias", afirmou.

Os alunos do curso ficaram satisfeitos com o resultado e elogiaram a qualidade do ensino. "Eu achei o curso muito bom, a professora explicou tudo direitinho e eu consegui fazer várias peças. Eu já tinha vontade de trabalhar com bambu, mas não sabia como. Agora eu quero continuar aprendendo e quem sabe até vender o que eu fizer", disse um dos Alunos.

O curso de artesanato em bambu faz parte de um projeto da administração municipal de São Tomé, que visa incentivar a cultura e o turismo na cidade, valorizando os recursos naturais e as tradições locais.

 Galeria de Fotos

 Veja Também