Endereço PRAÇA PROFESSOR PEDRO FECCHIO, 248 - CENTRO - CEP: 87220-000
Telefone (44) 3607.1280

Produtores de morangos de São Tomé aprendem sobre indicação geográfica

Sexta-feira, 07 de julho de 2023

Última Modificação: 07/08/2023 12:02:56 | Visualizada 218 vezes


Ouvir matéria

Na última quinta-feira, 6 de julho, a administração de São Tomé promoveu uma palestra na sala de empreendedor com o tema IG Indicação Geográfica. O objetivo foi orientar os produtores de morangos do município sobre como valorizar seus produtos tradicionais vinculados ao território, reconhecendo suas qualidades e características exclusivas.

A reunião, realizada na sala de reunião da prefeitura, contou com a presença do prefeito Ocelio Leite, do vice-prefeito Castelo Colauto, do chefe de gabinete Tuti Gorla, da secretária assistente jurídica Larissa, de produtores e servidores do setor. Os palestrantes foram Luiz Carlos da Silva, consultor do SEBRAE, Maria Izabel Guimarães, coordenadora de indicação geográfica do Paraná, e Ton Lugarini, consultor credenciado do SEBRAE.

Os participantes aprenderam sobre as duas modalidades de indicação geográfica: indicação de procedência e denominação de origem. A primeira reconhece o nome de um lugar que se tornou conhecido pela produção de determinado produto ou serviço. A segunda atesta que um produto ou serviço possui qualidades únicas em função das condições naturais e humanas de seu local de origem.

O SEBRAE apoia a estruturação das indicações geográficas desde a formalização das entidades que vão solicitar o pedido de registro até a realização de estudos que comprovam a notoriedade do território ao produto. Um exemplo de programa do SEBRAE nessa área é o Origem Santa Catarina, que visa fortalecer o turismo gastronômico e cultural por meio da valorização dos produtos com indicação geográfica no estado.

A administração de São Tomé busca auxiliar os pequenos produtores para que possam produzir produtos com qualidade e que possam vender em outras regiões atraindo compradores e fomentando o turismo no município. Os morangos de São Tomé são um exemplo de produto que pode se beneficiar da indicação geográfica, pois possuem características diferenciadas pelo clima e solo da região.

 Galeria de Fotos

 Veja Também